https://www.tellus.ucdb.br/tellus/issue/feed Tellus 2023-11-17T14:18:56-03:00 Comissão Editorial da Revista Tellus neppi@ucdb.br Open Journal Systems <p>A Revista Tellus está voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas, e é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).</p> <p>Seus objetivos são veicular materiais diversos relacionados à etnologia indígena ou estudos interdisciplinares que tenham interface com a antropologia; possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas; bem como, promover um maior intercâmbio do NEPPI com outras instituições de pesquisa.</p> <p>Todo o conteúdo publicado pela Tellus é acessível gratuitamente e pode ser lido, baixado, copiado, distribuído e pesquisado desde que sejam respeitados os direitos autorais.</p> https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/1020 Revista Completa 2023-11-17T14:18:56-03:00 Editora editora@ucdb.br 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Editora https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/1018 Editorial 2023-11-16T09:06:51-03:00 Editorial editora@ucdb.br 2023-11-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Editorial https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/940 A circulação da família guarani Sarate de Brum – o guatá entre Kajekue e a Colonia Fortuna’i, Paraguai, e Porto Lindo, Brasil 2023-02-18T17:28:55-03:00 Onésimo Sarate de Brum onesimodebrum@gmail.com <p>É de conhecimento de todos que a vasta literatura sobre os Guarani considera o tema do <em>guata</em>, a mobilidade espacial guarani, como um aspecto recorrente. Este trabalho buscou descrever e analisar como se realiza o <em>guata </em>(caminhar, circular) entre os Guarani nas comunidades Colonia Fortuna’i (Paraguai) e Porto Lindo (Brasil), principalmente a partir de relatos de pessoas da minha família. Com esta pesquisa, também nos debruçamos para entender os impactos gerados nas pessoas que fazem essa circulação, no que se refere à documentação, denominação étnica, língua, forma de organização política das comunidades, práticas rituais, organização das famílias, acesso às políticas públicas e aos programas sociais, etc. Por este trabalho, consegui descrever as aldeias nas quais os Guarani da minha família circulam: onde ficam, como são organizadas, quais relações mantêm com as instituições dos <em>karai</em>. Além das leituras sobre o tema, conversei com os meus parentes, principalmente com meu pai, meu avô e minha mãe, e também examinei minhas próprias memórias e experiências. Considero a pesquisa muito importante, porque consegui organizar a história da caminhada da minha família.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Onésimo Sarate de Brum https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/847 Educação escolar e educação indígena: conhecimentos e territorialidade na terra indígena Mangueirinha/PR 2022-11-18T11:13:14-03:00 Rodrigo Kavag de Souza rodrigokavag@gmail.com João Daniel Dorneles Ramos jodorneles@gmail.com Sergio Baptista da Silva sergiobaptistadasilva@gmail.com <p>Este artigo versa sobre a questão da educação kaingang e da educação escolar indígena promovida na Terra Indígena (TI) Mangueirinha, localizada no estado do Paraná. O esforço aqui empreendido visou compreender de que modo as transformações provocadas pela modernização, pela urbanização e pelo colonialismo impactam o modo de existência indígena. Destarte, a presença dos antepassados, denominados <em>ká sἷ </em>(tronco velho), consolida um sentimento de parentesco com a terra e produz <em>tár </em>(força) – que mobiliza toda a energia do coletivo kaingang para se manter em seu território. Nesse sentido, o texto traz a experiência pessoal/coletiva de um dos autores, enquanto membro kaingang da referida TI, junto às práticas indígenas, e os seus conhecimentos ancestrais, demonstrados em diversas ações coletivas de mobilização e no desenvolvimento de formas de educação para além das instituições de ensino.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rodrigo Kavag de Souza, João Daniel Dorneles Ramos, Sergio Baptista da Silva https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/898 Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire 2022-09-30T16:28:24-03:00 Dilma Costa Ferreira dilma1992cf@gmail.com Idemar Vizolli idemar@mail.uft.edu.br <p>O presente estudo resulta de reflexões posteriores à pesquisa, empreendida por ocasião do mestrado, realizada com os Mẽbêngôkre que residem no Município de São Félix do Xingu, PA. Este estudo tem como objetivo deslindar saberes e ensinamentos engendrados em duas narrativas: <em>Àkti</em> (grande gavião) e <em>Kubẽ brire</em> (homem sapo), as quais evidenciam aspectos da educação Mẽbêngôkre vividos por seus ancestrais. Amparados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e bibliográfica, selecionamos as narrativas e efetuamos o estudo, pelo qual foi possível percebermos que os saberes e ensinamentos tradicionais, presentes nas narrativas Mẽbêngôkre aqui apresentadas, apontam para elementos históricos e culturais que são revisitados nos processos próprios da educação indígena. Para sustentar as discussões, a pesquisa tem contribuições da abordagem histórica dos contextos vividos por povos indígenas na Amazônia Legal, como apresenta Márcio Souza; de educação escolar e educação indígena, nos termos de Bartomeu Melià; e dos estudos etnográficos realizados por Vanessa Lea, que abordam os diversos aspectos da sociedade Mẽbêngôkre, seus modos de ser e viver. Os resultados expõem a necessidade de (re)conhecer os diversos saberes Mẽbêngôkre e o lugar que estes ocupam nos processos de ensino aprendizagens escolares para/com esse povo.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Dilma Costa Ferreira, Vizolli https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/881 Entre a pandemia e os pandemônios – estratégias indígenas para barrar a “boiada passando” no Brasil 2022-08-05T09:38:05-03:00 Luciana Nogueira Nóbrega lunobrega.adv@gmail.com Anna Erika Ferreira Lima annaerika@ifce.edu.br Lia Pinheiro Barbosa lia.barbosa@uece.br <p>A presente pesquisa visa discorrer sobre como a pandemia da COVID-19 e as políticas desenvolvidas no governo Bolsonaro para os povos indígenas, de 2020 a 2022, foram enfrentadas por esses coletivos, com destaque para as práticas empreendidas pelos povos indígenas no Ceará. Para tanto, realizamos pesquisa em processos judiciais e administrativos, na legislação aprovada e que tramita no Congresso Nacional, além de consulta a notícias de jornais de ampla circulação. Tais dados foram complementados com entrevistas realizadas com lideranças indígenas do Ceará e com informações divulgadas pelas organizações indígenas de âmbito nacional e estadual. Mesmo no contexto da pandemia, o governo federal continuou pondo em marcha a política como “uma forma de guerra” (MBEMBE, 2016) contra os povos indígenas, havendo um conjunto de ações do Executivo federal em ampla aliança com o agronegócio, o ultraneoliberalismo, e com pautas ideológicas que consideram os indígenas atrasados e incapazes. Toda essa concertação de interesses configurou um projeto articulado de poder e de país, em que não havia espaço para os povos, seus modos de vida e para os seus apoiadores. Apesar disso, na situação limite entre a vida e o adoecimento e a morte, os povos indígenas promoveram ações coletivas que, inclusive, passaram a tensionar os poderes instituídos, transformando o luto em luta.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Luciana Nogueira Nóbrega, Anna Erika Ferreira Lima, Lia Pinheiro Barbosa https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/872 Povos indígenas e transformações na universidade: Conflitos e dilemas étnicos nos caminhos que se bifurcam 2022-12-22T08:38:33-03:00 João Francisco Kleba Lisboa jfklisboa@gmail.com <p>A partir de pesquisa etnográfica entre acadêmicos indígenas em Roraima, o artigo destaca dois episódios paradigmáticos envolvendo racismo e autoidentificação étnica que aconteceram em campo, para refletir sobre as transformações que vêm ocorrendo tanto nas universidades quanto no movimento indígena. O conflito – ou encontro – de diferentes epistemes no ambiente acadêmico torna este um <em>locus</em> de disputas em torno da etnicidade, das práticas culturais e dos direitos indígenas. A (re)afirmação da identidade e da presença indígena na universidade acaba sendo uma forma de realizar a sua própria produção e organização da diferença, ressaltando demarcadores étnicos, epistêmicos, territoriais e culturais. Por fim, trago um trecho da Aula Magna de Davi Kopenawa Yanomami na UFRR para refletir sobre a lógica das transformações (ou bipartições/bifurcações) indígenas, que continuam a ocorrer no meio universitário com o risco de este revelar-se um labirinto: um caminho tortuoso, perigoso e confuso como costuma ser a mente dos brancos. </p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 João Lisboa https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/893 Povos indígenas e pesquisa histórica: a importância da história oral indígena e de uma ética em pesquisa específica 2022-12-06T14:18:37-03:00 Juliana Schneider Medeiros jusmedeiros@yahoo.com.br <p>Este texto apresenta o marco teórico-metodológico de uma pesquisa de doutorado (2020) situada no campo da história da educação indígena. Discuto os princípios éticos que adotei e que foram definidos a partir das críticas e proposições de pesquisadores indígenas. Examino o uso da história oral junto aos povos indígenas e suas especificidades. Apresento o método conversacional que estabeleci para as entrevistas realizadas. Explico também por que decidi chamar os participantes da pesquisa de coautores e colaboradores. O texto evidencia a importância do uso da história oral para a realização de pesquisas históricas com povos indígenas e do estabelecimento de uma ética em pesquisa específica para trabalhar com estes povos, tendo como preocupação não apenas destacar a atuação dos indígenas nos processos históricos, mas também situá-los como protagonistas dos processos de pesquisa.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Juliana Schneider Medeiros https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/880 Da invisibilidade à visibilidade da história do povo Guató no Pantanal 2022-12-06T14:34:32-03:00 Jorge Eremites de Oliveira eremites.br@gmail.com <p>Neste artigo o autor apresenta uma análise sobre o processo histórico de construção da invisibilidade do povo Guató na região brasileira do Pantanal, iniciado na década de 1920. A pesquisa está baseada no levantamento e análise de fontes escritas e no registro e interpretação da memória dos indígenas sobre sua história. O estudo aponta que o processo de invisibilidade é justificado pela ideia de “aculturação” e tem sido intencionalmente pensado e utilizado para justificar a violação de direitos, a formação da propriedade privada da terra e a constituição de unidades de conservação nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Jorge Eremites de Oliveira https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/924 Agrotóxico na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo): interfaces com os territórios indígenas e os polinizadores 2023-04-11T15:30:26-03:00 Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo rcmaraujo.uneb@gmail.com Wbaneide Martins de Andrade wandrade@uneb.br Eliane Maria de Souza Nogueira enogueira@uneb.br <p>Objetiva-se refletir sobre os desafios contemporâneos na construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) e seus planos, bem como sua interface com uso dos agrotóxicos nos contextos territoriais indígenas e segurança alimentar, associada à conservação da biodiversidade, com ênfase nos polinizadores. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada no período de maio a outubro de 2022 nas bases da SciELO e do Google Acadêmico. Esse estudo estrutura-se em quatro fases: na primeira é evidenciada a Construção da Pnapo e seus Planapos I e II; a segunda traz uma reflexão sobre a Pnapo e o caso dos agrotóxicos; na terceira discute-se a relação da Pnapo com os territórios indígenas, o caso das zonas livres de agrotóxico e, por fim, a quarta tece considerações sobre a Pnapo e sua inserção na segurança alimentar com ênfase no serviço ecossistêmico dos polinizadores, na qual é questionado o papel dos agrotóxicos nessa relação. O estudo apontou a importância dos movimentos sociais na construção da Pnapo que, sob o marco da agroecologia (na revalorização do saber popular tradicional ou indígena), ressignificou a discussão de temas relevantes como a problemática dos agrotóxicos na expansão das monoculturas de exportações e a ingerência de zonas livres de agrotóxico em Territórios indígenas, além do comprometimento desses agroquímicos na proteção da biodiversidade e o (re)equilíbrio ecológico. Contudo, aponta-se incertezas no campo sociopolítico e econômico do país provocados pelas reformas ministeriais, legais e de saúde (Pandemia da Covid-19), foram os desafios contemporâneos que mais comprometeram a ação da Pnapo.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo, Wbaneide Martins de Andrade, Eliane Maria de Souza Nogueira https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/909 Acadêmicos indígenas no ensino superior: apresentando trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica 2022-12-23T09:50:13-03:00 Carlos Magno Naglis Vieira cmhist@hotmail.com Gustavo dos Santos Souza gustaucdb@gmail.com Eva Maria Luiz Ferreira evam@ucdb.br <p>Partindo de experiências dos autores com povos indígenas no ensino superior, o artigo busca apresentar as trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica de acadêmicos indígenas que cursam ou cursaram graduação na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, Mato Grosso do Sul/Brasil. Fruto de reflexões de uma pesquisa em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq, o texto está amparado em estudos que estão marcados pelo pensamento de intelectuais que se orientam pela cosmovisão de populações tradicionais e que transitam pelos diferentes espaços escolares/acadêmicos e uma metodologia de caráter qualitativo, que utiliza como procedimento metodológico para a produção dos dados, a observação e a entrevista com acadêmicos indígenas. O artigo procura contribuir para a troca de experiências universitárias e colaborar para a desestruturação de uma subalternização direcionada a estes povos, incentivando o protagonismo indígena no que se refere à representatividade social, política e acadêmica/científica, e ressaltando a presença indígena na universidade como fonte para a construção de saberes decolonizados e a possibilidade de criação de uma educação intercultural.</p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Carlos Magno Naglis Vieira; Gustavo dos Santos Souza; Eva Maria Luiz Ferreira https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/902 Depois que chegaram os outros 2023-08-08T16:31:03-03:00 Yan Leite Chaparro yanchaparro@gmail.com Josemar de Campos Maciel maciel50334@yahoo.com.br <p>O trabalho iconográfico que segue, tem o objetivo de tecer caminhos por entre os horizontes de violência ocorridas no Tekoha Guapo`y Mirim Tujuky, no município de Amambai, Mato Grosso do Sul, no ano de 2022. Assim se provoca a comunidade científica, a partir de imagens de denúncias produzidas pela Aty Guasu, a Retomada Aty Jovem e a Kuñangue Aty Guasu, a pensar as realidades vividas dos Guarani e dos Kaiowá como contextos de emergências e desastres, e também a buscar saídas pelos escombros, a partir de pesquisas e ações com os movimentos sociais fundamentais para estes povos. </p> 2023-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Yan Leite Chaparro, Josemar de Campos Maciel