Um framework para projetar materiais pedagógicos em línguas indígenas: exemplos do Brasil e do México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.702

Palavras-chave:

materiais pedagógicos, línguas indígenas, revitalização e manutenção da língua

Resumo

Vários programas de revitalização de línguas indígenas na América Latina estão estruturados em contextos de educação formal que requerem o uso de materiais didáticos. Um dos desafios nesses casos é o da produção desses materiais e da sua inserção nas práticas educacionais existentes. Este artigo apresenta um modelo que pode ser usado para avaliar as necessidades locais e justificar os formatos de livros, dicionários, gramáticas e materiais multimídia que possam ser incorporados em programas de revitalização de línguas. Os exemplos usados para ilustrar este modelo vêm de dois projetos de preparação de gramáticas pedagógicas para várias línguas indígenas no Brasil e no México.

Biografia do Autor

Luiz Amaral, University of Massachusetts Amherst (Estados Unidos)

Doctorate in Hispanic Linguistics at Ohio State University. Master’s Degree in Linguistics at Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bachelor’s Degree in Languages at Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Associate Professor of Spanish and Portuguese Linguistics and the Director of the Portuguese and Brazilian Studies Program at the University of Massachusetts Amherst.

Referências

AMARAL, Luiz. Estratégias para a revitalização de línguas ameaçadas e a realidade brasileira. Cadernos de Linguística, Campinas, v. 1, n. 3, p. 1-49, 2020.

AMARAL, Luiz. Bilinguismo, Aquisição e letramento e o ensino de múltiplas línguas em escolas indígenas no Brasil. Cadernos de Educação Escolar Indígena, Barra dos Bugres, v. 9, n. 1, p. 12-32, 2011.

AMARAL, Luiz; GOMES, Ana Maria; AUTUORI, Joana; MARTINS, Moreno Saraiva. Diálogos entre a linguística, a educação e a antropologia na produção de materiais de alfabetização na língua sanöma. Revista Linguística, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 5-26, 2017.

AMARAL, Luiz; MEURERS, Detmar. Conceptualizing Student Models for ICALL. In: CONATI, Cristina; MCCOY, Katheleen (Org.). User Modeling 2007: proceedings of the Eleventh International Conference. Lecture Notes in Computer Science. Wien, New York, Berlin: Springer, 2007.

BROWNE, Charles; WADA, Minoru. Current Issues in High School English Teaching in Japan: an exploratory survey. Language, Culture and Curriculum, v. 11, n. 1, p. 97-112, 2010.

ELLIS, Rod. Task-based Language Learning and Teaching. Oxford, UK: Oxford University Press, 2003.

FOTOS, Sandra. Traditional and Grammar Translation Methods for Second Language Teaching. In: HINKEL, Eli (Org.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 593-712.

HEIFT, Trude. Inspectable learner reports for web-based language learning. ReCALL, Cambridge, v. 16, n. 2, p. 416-31, 2004.

KNOP, Sabine; RYCKER, Teun. Cognitive Approaches to Pedagogical Grammar. Berlin: Mouton de Gruyter, 2008.

LIMA, Suzy. The Kawaiweté pedagogical grammar: linguistic theory, collaborative language documentation, and the production of pedagogical materials. Language Documentation & Conservation, v. 20, p. 54-72, 2020.

LONG, Michael; ROBINSON, Peter. Focus on Form: theory, research and practice. In: DOUGHTY, Catherine; WILLIAMS, Jessica (Org.). Focus on Form in classroom second language acquisition. Second Language Acquisition: critical concepts in linguistics. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998. p. 15-44.

MANDEL MORROW, Lesley; GAMBRELL, Linda; PRESSLEY, Michael (Org.). Best Practices in Literacy Instruction. New York, NY: The Guilford Press, 2003.

MICHAUD, Lisa N.; MCCOY, Kathleen F. Empirical Derivation of a Sequence of User Stereotypes for Language Learning. User Modeling and User-Adapted Interaction, v. 14, p. 317-50, 2004.

MORAES DA SILVA, Maria Nazaré. Paraketêjê Língua de Herança: minha língua ensinada do jeito que eu quero. 2019. 278 f. Ph.D. Dissertation – Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brazil, 2019.

NASCIMENTO, Adir Casaro; URQUIZA, A. H. Aguilara. Currículo, diferenças e identidades: tendências da escola indígena Guarani e Kaiowá. Currículo Sem Fronteiras, v. 10, n. 1, p. 113-32, 2010.

NEWBY, David. Pedagogical grammar: a cognitive+ communicative approach. In: DELANOY, W.; VOLKMANN, L. (Org.). Future Perspectives for English language teaching. Heidelberg: Winter, 2008. p. 29-41.

ODLIN, Terence. Perpectives on Pedagogical Grammars. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994.

OLIVEIRA DA SILVA, Cristiane; AMARAL, Luiz; MAIA, Marcus. Palavras-BO em Karajá: como transmutar análises linguísticas formais em material pedagógico. Cadernos de Educação Escolar Indígena, Barra dos Bugres, v. 11, n. 1, p. 69-86, 2014.

PEREIRA, Verônica Mendes; GOMES, Ana Maria Rabelo. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. e240027, 2019.

PEREZ BAEZ, Gabriela; VOGEL, Rachel; PATOLO, Uia. Global survey of revitalization efforts: a mixed methods approach to understanding language revitalization practices. Language Documentation & Conservation, v. 13, p. 446-513, 2019.

RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2001.

ROCKWELL, Elsie; GOMES, Ana Maria R. Introduction to the Special Issue: Rethinking Indigenous Education from a Latin American Perspective. Anthropology & Education Quarterly, v. 40, n. 2, p. 97-109, 2009.

SHARWOOD SMITH, Michael. Input Enhancement in instructed SLA: theoretical bases. Studies in Second Language Acquisition, v. 15, p. 165-79, 1993.

SWAIN, Marrill. The output hypothesis: theory and research. In: HINKEL, E. (Org.). Handbook on research in second language learning and teaching. Mahwah, NJ: Lawrence Elrbaum Associates, 2005.

SWAN, Michael. Design criteria for pedagogic grammar rules. In: BYGATE, Martin; TONKYN, Alan; WILLIAMS, Eddie (Org.). Grammar and the second language classroom. Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1992.

VANPATTEN, Bill. Input Processing in Adult Second Language Acquisition. In: VANPATTEN, Bill; WILLIAMS, Jessica (Org.). Theories in Second Language Acquisition. Mahwah, NJ: Routledge, 2007. p. 115-136.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Amaral, L. (2021). Um framework para projetar materiais pedagógicos em línguas indígenas: exemplos do Brasil e do México. Tellus, 20(43), 145–166. https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.702

Edição

Seção

Dossiê - Produção de material em línguas indígenas e saberes ancestrais