Percepções Paiter Suruí sobre legislações da Educação Escolar Indígena: entrelaçamentos de conquista e crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.643

Palavras-chave:

escola indígena, Paiter Suruí, anciãos, legislação

Resumo

O presente artigo busca comunicar saberes que foram produzidos a partir de uma pesquisa desenvolvida nos anos de 2018 e 2019 junto ao povo indígena Paiter Suruí da Aldeia Apoena Meirelles, da terra indígena Sete de Setembro, no Estado de Mato Grosso. Teve como principal objetivo registrar as percepções de anciãos da etnia mencionada sobre a escola indígena, bem como descrever de que forma percebiam as principais legislações voltadas à Educação Escolar Indígena. Em termos metodológicos, a pesquisa constituiu-se numa perspectiva qualitativa de ascendência em bricolagem (KINCHELE; BERRY, 2007). Inspirados no trabalho de Silveira (2007), realizamos entrevistas interativas com anciãos a respeito das legislações educacionais. Os resultados mostraram que os Paiter Suruí observam a escola como um espaço de conquista, espaço que necessita continuar se aproximando dos pressupostos legais.

Biografia do Autor

Genivaldo Frois Scaramuzza, UNIR/RO

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Romero Mopidapenen Paiter Suruí, Secretaria Estadual de Educação - SEDUC - MT

Professor indígena. Graduado em Educação Intercultural pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Mestrando em Ensino em Contextos Indígena Intercultural (UNEMAT). Especialista em Educação Indígena pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Scaramuzza, G. F., Paiter Suruí, R. M., & Alves, M. I. A. (2019). Percepções Paiter Suruí sobre legislações da Educação Escolar Indígena: entrelaçamentos de conquista e crítica. Tellus, 20(41). https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.643