Memória e (re)existência: a trajetória intercultural da Ação Saberes Indígenas na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.704

Palavras-chave:

saberes indígenas, educação escolar indígena, escola, (re)existência, interculturalidade

Resumo

A Ação Saberes Indígenas na Escola produz movimentos importantes na direção da escola indígena sonhada. O presente texto narra a intensidade, as contradições, alegrias e dores da relação entre agentes da universidade e das comunidades Kaingang e Guarani que participam deste programa. A reflexão, de autoria de um professor formador Kaingang e de duas professoras não indígenas coordenadoras institucionais da Ação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, permeou também as vivências aqui relatadas e suas contribuições para compreender os sentidos da interculturalidade nos diálogos, no trabalho nas escolas indígenas, nas comunidades e na universidade. O debate sobre a afirmação/recuperação das línguas, a elaboração dos materiais didáticos, as reflexões sobre a escola indígena e a organização das lutas por meio do espaço desta Ação reverberam em aprendizagens aqui narradas, como memória e (re)existência da caminhada intercultural.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira Kaingang, Instituto Estadual de Educação Indígena Angelo Manhká Miguel

Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra a coordenação da Ação Saberes Indígenas na Escola, núcleo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de História no Instituto Estadual de Educação Indígena Angelo Manhká Miguel, Terra Indígena Inhacorá, São Valério do Sul, RS, Brasil.

Magali Mendes de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Filosofia. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora da Ação  Saberes Indígenas na escola/UFRGS.

Maria Aparecida Bergamaschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em educação. Professora e pesquisadora na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade (CNPq). Integra a coordenação da Ação Saberes Indígenas na Escola, núcleo UFRGS.

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

Kaingang, B. F., Mendes de Menezes, M., & Bergamaschi, M. A. (2021). Memória e (re)existência: a trajetória intercultural da Ação Saberes Indígenas na Escola. Tellus, 20(43), 193–216. https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.704

Edição

Seção

Dossiê - Produção de material em línguas indígenas e saberes ancestrais