Elementos para pensar a questão indígena em Rondônia: as Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.895

Palavras-chave:

povos indígenas, políticas públicas, esporte, lazer

Resumo

Este artigo objetiva analisar em que medida os programas e ações das políticas de esporte e lazer para os povos indígenas foram desenvolvidos pelo estado de Rondônia e seus respectivos municípios, no período compreendido entre 2004 a 2019. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental, de natureza exploratória, por meio da consulta em bancos de dados localizados na Rede Mundial de Computadores (Internet). Como resultado, verificamos a predominância de eventos esportivos em conformidade aos principais esforços empreendidos pelo extinto Ministério do Esporte. À vista disto, considerando a natureza restritiva deste tipo de evento, é fundamental a proposição de ações mais abrangentes acerca do esporte e do lazer para essa população específica, cujos direitos demandam a oferta de condições adequadas para o exercício e protagonismo de suas práticas corporais específicas.

Biografia do Autor

Fabrício Gurkewicz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor de Educação Física do IFRO, Campus Ji-Paraná. Membro do Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (NECON-UnB) e do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA-IFRO). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Práticas Corporais em Comunidades Tradicionais (Povos Ameríndios) e Educação Física Escolar.

Beleni Grando, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-Doutora em Antropologia Social e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde integra o quadro docente da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Integra, como pesquisadora, o Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do CBCE, a Rede Mover sob coordenação de Reinaldo Fleuri, criando em 2004 o Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura - COEDUC/CNPq. Colabora com o Núcleo de Estudos e Populações Indígenas (NEPI/UFSC) e com o Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL) na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Coordena, pelo PPGE/UFMT, a Rede Procad-Amazônia/Capes com o PPGEDUC na Universidade Federal do Pará (UFPA) e PPGE na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e a Rede UFMT - Ação Saberes Indígenas na Escola com a Unemat e UFR.

Dulce Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutora na Universidade de Maryland/EUA (Bolsa do CNPq) e na Universidade de Salamanca/ES. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) (Bolsa do CNPq). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Bolsa CNPq). Bacharel em Sociologia e Direito pela UFPB. Professora Titular da UnB, atuando na Faculdade de Educação Física, na graduação e pós-graduação. Vice-presidente do Research Committe 54 The body in the Social Sciences, da Associação Internacional de Sociologia (ISA). Coordenadora do GTT Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, além de coordenar o Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza - Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Membro do Núcleo da Rede Cedes do Distrito Federal. Desenvolve pesquisas nas áreas: sociologia do corpo, direitos humanitários e políticas públicas. Coordena o projeto "As repercussões da escola sociológica norte-americana na constituição da sociologia do corpo no Brasil", financiado pela FAPDF. Edital de Demanda Espontânea.

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Publicado

2023-03-02

Como Citar

Gurkewicz, F., Grando, B. ., & Almeida, D. (2023). Elementos para pensar a questão indígena em Rondônia: as Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Tellus, 23(50), 93–123. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.895