As visões dos Guarani Mbya do Espírito Santo sobre a escola

Autores/as

  • Kalna Mareto Teao

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.179

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar as visões dos Guarani Mbya do Espírito Santo sobre o papel da escola em suas aldeias. A escola entendida como espaço de fronteira revela a persistência da cultura guarani diante do contato com a sociedade envolvente e ao mesmo tempo configura-se como um local de apropriação dos conhecimentos ocidentais que possibilitam a defesa dos seus interesses políticos e a adoção de estratégias para se relacionar com a sociedade não-índia. Observamos que ocorrem múltiplos olhares acerca da escolarização entre os Mbya, que revelam, sobretudo, a complexidade da adoção da instituição dentro das aldeias e o processo de afirmação da identidade étnica.

Publicado

2014-11-25

Cómo citar

Teao, K. M. (2014). As visões dos Guarani Mbya do Espírito Santo sobre a escola. Tellus, (16), 105–126. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.179

Número

Sección

Artigos