TELLUS ano 11, n. 20, jan./jun. 2011

					Visualizar TELLUS ano 11, n. 20, jan./jun. 2011
Publicado: 2011-06-01
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.292

Dossiê: Contribuições para o diálogo de saberes em situação précolonial

  • Apresentação

    Jaques Gauthier, Adir Casaro Nascimento, Michely Aline Jorge Espíndola
    11-12
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.291
  • A produção de conhecimento na defesa das terras indígenas: entre epistemologia, identidade e política

    Raúl Díaz
    13-38
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.213
  • Demorei tanto para chegar... - ou: nos vales da epistemologia transcultural da vacuidade

    Jacques Gauthier
    39-67
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.214
  • O pajé nas comunidades sateré-mawé

    Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Márcia Josanne de Oliveira Lira
    69-77
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.216
  • Jovens indígenas e o ensino superior em Mato Grosso do Sul: desafios e perspectivas na busca por autonomia e respeito à diversidade

    Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Adir Casaro Nascimento, Michely Aline Jorge Espíndola
    79-97
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.218
  • Universidade e povos indígenas, obstáculos e alternativas para o diálogo de saberes

    Zayda Sierra, Alba Lucía Rojas
    99-121
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.221

Artigos

  • Memória, historicidade e vínculos territoriais após quarenta anos da transferência dos Kaiabi para o Parque do Xingu

    Frederico César Barbosa de Oliveira
    125-149
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.223
  • Desafios e tensões da proteção plural de indígenas/crianças

    Jane Felipe Beltrão, Assis da Costa Oliveira
    151-172
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.225
  • Duplicando a Antropologia. Notas sobre as problemáticas da atuação profissional dos antropólogos na contemporaneidade

    Bárbara F. Bustos Barrera
    173-188
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.226
  • Teoria na cabeça versus teoria no papel: reflexões sobre conhecimento, oralidade e escrita na escola krahô

    Mônica Thereza Soares Pechincha
    189-213
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.227
  • A proposta de educação profissional integrada ao ensino médio indígena do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol

    Raimunda M. Rodrigues Santos, Marília G. Ghizzi Godoy
    215-239
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.228
  • Formas de identificação e autorrepresentação na escrita de professores indígenas

    Igor Scaramuzzi
    241-257
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.229

Documentos

  • O índio “traveço” em um confessionário jesuítico tupi de 1686

    Ruth Monserrat, Cândida Barros, Jaqueline Mota
    261-272
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.231

Escritos Indígenas

  • Educação escolar indígena como novo paradigma na visão indígena: experiências, conquistas e desafios

    Rosilene C. de Araújo Tuxá
    275-288
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.232
  • Superando desafios e preconceitos: rumo à universidade

    José Ubiratan Sompré
    289-294
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.233

Iconografia

  • Raposa Serra do Sol 2008, bastidores de filme etnográfico às vésperas da decisão do STF

    Barbara Arisi
    297-307
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.234